domingo, 5 de fevereiro de 2012

DOCUMENTARIO 50 ANOS DO STTR



O Município do Crato-Ce localiza se ao sopé da chapada do Araripe, extremo sul do estado, na micro região do cariri, integrante da região metropolitana do cariri, a 540 km distante da capital, tem uma população de 111.198 habitantes sendo 83,1% urbana e 16,9% rural, área territorial é de 1.117,5 km², altitude 446 metros ao nível do mar, latitude 722.956 e longitude 39.4088.
1 – Sobre a responsabilidade da diocese de Crato-Ce, que tinha a frente o Bispo Diocesano Dom Vicente de Paula Araujo Matos (foto), Nasceu em 1º de Janeiro de 1962 o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Crato-Ce, mais precisamente nesta casa no sitio Fabrica no Distrito de Santa Fé (foto), a sua proprietária era a associada de Nº 01 a senhora, Maria Marieta Soares Limaverde (foto).
2- A equipe da Escola de Lideres Rurais (ELIRU) da Fundação Padre Ibiapina, assumiu a assessoria e administração do STTR de Crato que funcionava em uma sala da casa de caridade da Fundação Padre Ibiapina.
2.1- Antonio José da Paixão foi o agricultor que articulou junto com a diocese a fundação do Sindicato, em janeiro de 1962 houve a primeira junta governativa, formada por: Antonio Marcelino Santana, Vicente Filisbelo dos Santos e José Laurindo dos santos, ainda em 1962 renunciou Vicente Filisbelo dos santos e assumiu Maria Marieta Soares Limaverde.
3- As primeiras delegacias Sindicais Funcionaram no Sitio Fabrica no distrito de Santa Fé e Lagoa Rasa no distrito de Dom Quintino.
4- A primeira assembléia Geral Eleitoral aconteceu em 1968, quando foram eleitos para administrar o Sindicato: José Laurindo dos Santos, Antonio ferreira de Alencar e Otacílio Antonio de Sousa. .
5- Em 1969, foi instalado no Sindicato um gabinete odontológico, um consultório médico, uma farmácia, e a liberação de uma ambulância para o Sindicato.
(Entrevista Zé Laurindo)
6- Na época, funcionavam delegacias sindicais em Santa Fé, Ponta da Serra, Dom Quintino, Belmonte, Guaribas, São Bento no município do Crato e nas cidades de Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira e Araripe.
7- Em 1970, a seca e a fome castigava toda região Nordeste, o município do Crato de famílias tradicionais, latifúndios e donos de engenhos, predominava a cultura da cana de açúcar, o trabalho era desumano nos engenhos e vacarias.
8- Com a chegada do Paulista Nobor Bitto, a convite do Padre Lurildo Linhares reforçou-se a equipe de assessoria, dando inicio a uma serie de cursos de formação sindical para lideres sindicais, no enfrentamento da ditadura militar.
9- Em 1971, o movimento sindical, conquista o FUNRURAL, aposentadoria rural para os homens aos 65 anos e mulheres chefe de família aos 60 e viúvas.
10 – em 1980, O Sindicato participou das lutas pelas Diretas Já.
11- 1980, a Igreja se afasta da assessoria e os trabalhadores assumem os trabalhos.
12- 1987, período de transição política, final da ditadura militar, o ministério do trabalho começa a deixar os STTRs definirem seus passos. 
(Entrevista Zilcelio)
12- Em 1988, com a constituição Federal o movimento sindical conquista autonomia e liberdade sindical.    É criada  a Associação Cristã de Base (ACB), também nos anos 80.
(Entrevista Jorge)
13- No ano de 1990, é descentralizada a administração do Sindicato, criando as secretarias por ramos de atividades onde todos eram iguais na diretoria.
14- Em 1991, Houve o ocupação do Caldeirão do Beato José Lourenço, onde originou o assentamento 10 de Abril (mostra o assentamento), o STTR teve papel fundamental juntamente com o MST e ACB.
15- Em 1994, mais um ano de seca os trabalhadores/as ocupam a CONAB, Prefeitura Municipal e a EMATERCE Regional, reivindicando ações das autoridades.
16-  1997 acontece no Crato o primeiro Congresso Municipal  de Trabalhadores Rurais.
 17- O Sindicato participou em 2000 da 1ª Marcha das Margaridas e Grito da Terra Brasil.
18- No ano de 2001 o Sindicato realizou a 1ª Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar (EXPROAF).
19- Em 2002, o STTR trabalhou a eleição para Presidente, houve um aumento dos recursos do (PRONAF) Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, começa de fato a luta pela terra, com Credito Fundiário, e vários assentamentos, entre outros, Fazenda São Silvestre na Malhada, (mostra assentamento), Alegre Frutas ( mostrar assentamento).
20- Com o surgimento do programa 1 milhão de Cisterna P1MC e P1+2 em 2003, coordenado pela ACB, Caritas Diocesana e Grunec o Sindicato foi parceiro ativo nos trabalhos, resultando na  melhoria e qualidade de vida de famílias no semi árido cratense. (mostrar cisterna e produção). 
21- Dados do IBGE apontam que em 2006 a agricultura familiar com o aumento do PRONAF durante o 1º governo Lula, foi responsável pela produção de 70% do feijão, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 58% do leite e 59% dos suínos.
(mostrar porco, galinha, gado, mandioca, abacaxi, milho)
22- As parcerias nos programas de Convivências com a Seca é fortalecida em 2007 com ACB, na recuperação de riachos e matas ciliares. EMATERCE e Secretaria de Agricultura do Crato, Caritas Diocesana e Fetraece.
23- Hoje o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Crato conta com 9800 associados distribuídos em 72 Conselhos de Base nos 09 distritos de Crato e sede. ( mostrar reunião nos distritos)
24- O STTR tem hoje uma luta pela terra, trabalha a questão de Gênero, Juventude, PRONAF e Principalmente as Políticas Publicas para a 3ª idade.(mostrar festa do aposentado)
25- As decisões do Sindicato são tomadas pela diretoria (mostrar reunião) com o conselho Diretor, com assembléia Geral (mostrar votação da assembléia)
26- Em 28 de Janeiro de 2011 uma chuva de 162 ml inundou o prédio do Sindicato, 90% de perdas de arquivo da entidade (foto) e instalações. A reconstituição total  foi em 180 dias com o apoio da Diretoria, parceiros e associados Sindicato. ( Foto do prédio reconstruído)
27-O STTR de Crato hoje é formado pela presidência, tesouraria, Secretaria geral, Secretaria de Mulheres Gênero e Cidadania, Políticas Sociais e Terceira Idade, Organização Filiação e Formação, Políticas Agrícola e Agrária, Juventude Rural e Meio Ambiente, e Conselho Fiscal.
(mostrar Secretarias)
28- Presidentes que ao lado de diretores competentes fizeram historia no movimento sindical cratense. Antonio Marcelino Santana José Teofilo de Almeida, Jose Laurindo dos Santos, Teunas José Santana, Antonio Henrique, Raimundo Pereira Brasil, Antonio Barros, Francisco de Assis Santos, Expedito Guedes da Silva, Zilcelio Alves Ferreira, José Ildo Silva e Antonio Alves da Gama atual presidente.
José Ildo Silva
Sec. Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário