quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Romarias em Juazeiro do Norte




ROMARIA DA MÃE DAS DORES

Tem sua culminância no dia 15 de setembro quando se realiza a Procissão da Padroeira, Nossa Senhora das Dores. Esta procissão tem como ponto de partida e de chegada a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. É a romaria mais antiga e mais tradicional da cidade tendo sido bastante estimulada pelo Padre Cícero.






ROMARIA DE FINADOS OU DA ESPERANÇA
Esta romaria é realizada em função da memória do fundador da cidade, Padre Cícero Romão Batista e, portanto, só teve início depois que ele morreu. Ela ocorre anualmente no dia 2 de novembro, Dia de Finados. O ponto de convergência dessa romaria é a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em cujo interior está sepultado o Padre Cícero. Ultimamente foi adotada a denominação de Romaria da Esperança.


ROMARIA DO CICLO NATALINO

É a romaria de maior duração, pois compreende desde a Festa de Natal até o Dia de Reis. Ultimamente essa romaria tem atraído a atenção de muitos romeiros, sendo uma romaria bastante diversificada que se distribui ao longo dos dias finais de dezembro e começo de janeiro.


ROMARIA DE SÃO SEBASTIÃO

Ocorre no dia 20 de janeiro e coincide com a data da tradicional Missa do Dia 20, celebrada mensalmente em sufrágio da alma de Padre Cícero. Tal como a romaria do Ciclo Natalino essa romaria está em franca ascensão.



 
ROMARIA DAS CANDEIAS
Esta romaria tem como seu ponto alto a realização da Procissão das Candeias, em homenagem a Nossa Senhora das Candeias, a qual tem como ponto de partida a Capela do Socorro, de onde parte um extenso contingente de fiéis conduzindo tochas de luz (velas). À noite a grande massa humana formada em sua maior parte por romeiros de todos os estados nordestinos proporciona um bonito espetáculo de fé e luminosidade ao som do hino que tem como verso principal "Valei-me meu Padim Ciço e a  Mãe  de  Deus

das Candeias". O ponto de chegada da procissão é a Basílica Santuário de Nossa Senhora das dores.


Texto: Daniel Walker
Fotos: João Carlos

Fonte: http://www.juazeiro.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário