segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mestres da Cultura Popular do Crato participam do VI Encontro dos Mestres do Mundo.

Mestres da Cultura Popular do Crato participam do VI Encontro dos Mestres do Mundo.





Durante os dias 1º e 04 de dezembro a cidade de Limoeiro do Norte recebeu mestres da cultura tradicional popular do Nordeste e de todo o país. Em sua sexta edição o evento priorizou em suas apresentações e discussões as manifestações os “Autos de Natal”. O Crato esteve representado no evento pelos mestres Raimundo e Hugo Aniceto, Cirilo - Maneiro-Pau da Bela Vista, Seu Mundô mateiro da “Chapada do Araripe”, Luciano Carneiro - Academia dos Cordelistas do Crato e pelos grupos de Lapinha da mestra Zulene e reisado do mestre Aldenir que encerram a segunda noite do encontro, como atrações natalinas especiais.
Dentre as diversas atividades oferecidas pelo evento, os mestres participaram pelas manhãs das rodas de conversa sobre dança música, literatura/poesia, culinária e plantas medicinais e artesanato; e nas tardes dividiam-se entre as Rodas de Mestres: Relatos de Experiências e o Seminário “Discutindo Políticas Publicas para o Patrimônio Cultural”.
A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, que não mediu esforços para facilitar o translado dos mestres cratenses, esse ano enviou como representante institucional o articulador cultural Paulo Fuísca. Paulo, que além de acompanhar os mestres, participou do Seminário “Discutindo Políticas Publicas...” representando o poder público municipal e a monitoria do Selo UNICEF, atuou também em nome do Ponto de Cultura Carrapato Cultural, do GRUNEC e da ONG Verde Vida no debate sobre a valorização das expressões artísticas de matriz africana e afrobrasileiras.
Colaboração Paulo Fuisca

Nenhum comentário:

Postar um comentário