quinta-feira, 3 de novembro de 2011

8 a 11/11: NORDESTES MÚLTIPLOS NO CARIRI




PROGRAMAÇÃO

8 a 11/NOVEMBRO/2011
Local: Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri – Campus Crajubar A - Av. Leão Sampaio, 107 - Triângulo

... - OFICINA DE FOTOGRAFIA "O olhar de cada um: Juazeiro do Norte, 100 anos depois"

Ministrante: Nívia Uchôa

Objetivo: exercitar o olhar autoral, através de leituras de imagens e do fazer fotográfico, estabelecendo um diálogo com as ações do Museu do Homem do Nordeste, através do projeto Nordestes Múltiplos nos Cariris, que nos leva a refletir sobre o que queremos preservar do presente, na cidade de Juazeiro do Norte.

Metodologia:
O olhar de cada um: Juazeiro do Norte 100 anos depois, será pautado em dois momentos: um de natureza expositiva; e outro de oficina/vivência de campo voltada ao olhar de cada participante sobre o Juazeiro.
Programa, conteúdos e abordagens:
- história da fotografia, técnica e linguagens fotográficas;
- uso da imagem fotográfica na contemporaneidade;
- como olhar, técnicas fotográficas, leitura crítica através da observação, leitura de imagens de fotógrafos e fotografias;
- aulas de campo com câmeras analógicas na cidade do Juazeiro, cujos resultados serão apresentados numa exposição, para que alunos possam entender sua própria linguagem fotográfica, assim como se reconhecerem em seus trabalhos, através das suas identidades e do lugar onde vivem.

Horário: de 8 a 10/11, das 14h às 18h; no dia 11/11, das 8h às 11h30 e das 14h às 18h
Nº de vagas: 15 vagas, gratuito, com certificado de participação.
Inscrições: Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri – Juazeiro do Norte - Campus Crajubar , Av. Leão Sampaio, 107 - Triângulo
Telefone: 88 31021125, com Rosy Alencar

9 a 11/NOVEMBRO/2011
Local: Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri – Campus Crajubar A - Av. Leão Sampaio, 107 - Triângulo

- OFICINA DE MIXAGEM "Sons dos Cariris"

Ministrante: Dj Dolores (Hélder Aragão)

Objetivo: realizar um exercício de olhar o passado e o presente, que suscite a reflexão sobre o tema globalização, cultura e identidade; sobre como o contato com dinâmicas e fatos culturais de outras regiões afetam a cultura local, sem necessariamente destruí-la; e sobre a importância da preservação do patrimônio, para garantir que as identidades locais sejam enriquecidas e que as dinâmicas culturais sejam respeitadas.

Metodologia:
A oficina terá como base os sons coletados na pesquisa Itinerário Musical do Nordeste, realizada em 1976 e 1977 pela Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com o Instituto de Etnomusicologia e Folclore de Caracas, em especial das toadas de Cego Oliveira e de José Oliveira; das incelências e dos sons de Reisado; da Banda Cabaçal da família Gomes Soares e do Maneiro Pau, coletados no ano de 1976, em Juazeiro do Norte (CE). A idéia é promover o encontro dos ritmos e instrumentos de raiz, com a utilização de samplers, sintetizadores e vitrola. Ao final da Oficina, o resultado será apresentado no lançamento inédito do kit Itinerário Musical do Nordeste, na abertura da 13ª Mostra Arte e Cultura do Juazeiro do Sesc, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

Público alvo: músicos e artistas locais.
Horário: das 14h às 18h
Nº de vagas: 15 vagas, gratuito, com certificado de participação.
Inscrições: Museu do Homem do Nordeste
educativo.museudohomem@fun daj.gov.br
(81) 3073 6333, com Silvia Brasileiro

10 e 11/NOVEMBRO/2011
Local: Auditório da Faculdade do Juazeiro do Norte - Rua São Francisco, 1224, São Miguel - Juazeiro do Norte

- ENCONTRO MUSEU E PROFESSOR - O que se deve preservar do presente?
Curso preparatório para professores da rede de ensino da região do Cariri

Ministrantes: Ciema Mello e Júlio Lêdo

Objetivo: O curso irá debater com 120 professores da rede de ensino público de Juazeiro do Norte e cidades vizinhas, o tema O que se deve preservar do presente? Uma provocação do antropólogo suíço Jacques Hainard, que diz:
"Nós estamos todos de acordo a respeito de transmitir um patrimônio às gerações futuras. Porém, de que patrimônio estamos falando? Quais seriam os critérios para elegê-lo e legitimá-lo enquanto patrimônio? Deveríamos colecionar objetos industriais, objetos cotidianos ou deveríamos apenas deixar que a História fizesse a sua parte? Essas são questões de enorme importância. Desde os anos 80, a política do patrimônio foi apropriada pelo poder político e participa, desde então, do que eu chamaria de 'culpabilização dos cidadãos'. Nós os acusamos de destruir florestas, usando seus carros ou não selecionando seu lixo. O jogo político é formidável na medida em que esta política de patrimônio sub-entende estratégias de compensação: eu destruo isso, mas preservo aquilo. Nós estamos, portanto, em plena lógica da troca: dom e contra dom. Com essa imagem, o espectador é confrontado com um jogo de sociedade no qual nós jogamos perante a conservação e a destruição dos bens culturais. Em geral, não há coleta sistemática de objetos nas sociedades presentes, mas, contudo, colecionar objetos do mundo contemporâneo é uma forma de entendê-lo. Razão pela qual todos os museus deveriam organizar o seu Gabinete de Curiosidades do Século XXI."

Público alvo:
10/11 - 60 professores da rede de Ensino de Crato e Nova Olinda
11/11 - 60 professores da rede de Ensino de Barbalha e Juazeiro do Norte
Horário: das 8h às 11h30
Nº de vagas: 120 vagas, gratuito, com certificado de participação.
Inscrições: nas Secretarias de Educação das cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Nova Olinda.

- RODAS DE CONVERSAS sobre Cultura Local e Sustentabilidade

Ministrante: Júlio Lêdo

Objetivos: sensibilizar e mobilizar cidadãos para práticas sustentáveis.

Metodologia: abordagens de natureza expositiva com palestra, exibição de vídeos, áudios e depoimentos locais sobre sustentabilidade e cultura. Apresentação de produtos sustentáveis, seguidos de debate.

Conteúdos/abordagens:
- insustentabilidade mundial e local;
- relações entre cultura e sustentabilidade;
- desenvolvimento local e sustentabilidade.

Público alvo: gestores e professores das redes de ensino e público em geral
Horário : das 13h30 às 15h30
Nº de Vagas: 60 vagas, gratuito, com certificado de participação
Inscrições: Secretaria de Educação de Juazeiro, Rua 15 de Novembro, Bairro de São Miguel, com Sinara Rates – apoio pedagógico - (88) 35115382

11/NOVEMBRO/2011
Local: Palco da 13ª Mostra de Arte e Cultura do SESC, na Praça Padre Cícero

- SHOW DO DJ DOLORES e lançamento do kit "Itinerário Musical do Nordeste"

O Show apresentará os resultados da oficina desenvolvida pelo Dj com os músicos da região do Cariri, marcando o lançamento do kit Itinerário Musical do Nordeste, fruto de uma pesquisa realizada em 1976 e 1977 pela Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com o Instituto de Etnomusicologia e Folclore de Caracas. O trabalho foi recuperado e masterizado, resultando num valioso registro das manifestações folclóricas da região Nordeste, realizado pelo Centro de Documentação e Estudos da História Brasileira (Cehibra) da Fundaj. Totalizando dez CDs, o material reúne sonoridades de cultos afro-brasileiros (cerimônia de Obori, jurema, orixás, tambor de mina e Casa Nagô), além de bandas de pífanos, ciranda, tambor de crioula, maneiro-pau, coco de embolada, aboio, incelência, reisado, guerreiro, histórias e cantigas. Dentre os grupos pesquisados, destacam-se diversos sons de Juazeiro do Norte (CE), coletados no ano de 1976. O show irá promover o encontro dos ritmos e instrumentos de raiz da região, com os samplers, sintetizadores e vitrola do Dj Dolores, durante a abertura da 13ª Mostra Arte e Cultura do Juazeiro, do Sesc.
Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário