quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Emancipalistas de Ponta da Serra conhecem experiência de Salitre - Por: Antonio Correia Lima - TOINHO




Neste sábado (12/11), promovido pela AMEPS – Associação do Movimento Emancipalista de Ponta d Serra, uma comitiva de 41 pessoas do distrito de Ponta da Serra,entre lideranças políticas, religiosas, educacionais, sindicais e comunitárias, esteve na cidade de Salitre, vendo de perto a experiência administrativa desenvolvida pelo atual prefeito Agenor Raimundo Ribeiro(PT), no seu segundo mandato, que o coloca entre os 30 melhores prefeitos do Ceará em três anos consecutivos ( 2008/2009/2010), tendo se destacado entre os 20 municípios que mais investe em educação de jovens e adultos.
Vale salientar que o município de Salitre já está pagando aos seus professores, o piso salarial nacional, exigido em Lei, e gasta 50% dos recursos da merenda escolar na compra de produtos da agricultura familiar.
O evento que foi denominado de “Passeio a Salitre”, de cunho político, religioso e cultural surgiu de um convite do Padre José Wilton Leite, Reitor do Seminário do Sagrado Coração em Campos Sales, que propôs ao Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo, que as pessoas que estão à frente do movimento emancipalista de Ponta da Serra fossem conhecer o modo de governar do atual prefeito de Salitre.
Dessa forma, a comitiva saiu e Ponta da Serra, ás 5 hs, da manhã desse dia, com passagem pelas cidades de Nova Olinda, Potengi , Araripe, tendo e o café da manhã se realizado no Seminário de Campos Sales, por volta das 9 hs. Em seguida, uma breve visita à Matriz de N.S. da Penha, e depois, seguida para Salitre, onde já estavam à espera o Prefeito Agenor Ribeiro e o Vigário Padre Cícero Pereira, na Capela de São Francisco das Chagas.
Após a recepção de boas vindas à comitiva por parte da autoridade pública e religiosa, e boa parte dos fieis de São Francisco das Chagas, foi a vez de se conhecer o monumento ao Santo Padroeiro que está fincado no Morro da Cruz, onde foi rezado um ofício, com a presença do Mons. João Bosco, Padre Ricardo( vigário paroquial em Ponta da Serra), Padre Cícero Pereira( vigário Paroquial de Salitre, alguns seminaristas, o Sr. Prefeito Agenor Ribeiro e alguns dos seus assessores e o público presente.
A entrevista com o prefeito se deu nas dependências do CRAS, na qual ele procurou responder às mais de 20 perguntas, demonstrando segurança ,apontando os pontos positivos e os negativos do município. Dentre os positivos: destaque para a educação pelas premiações de suas escolas; os negativos: o município não dispõe de água para o consumo humano, sendo, portanto, necessário o abastecimento através de carro – pipa.
Depois, aconteceu o almoço, gentilmente, oferecido pelo Poder Público municipal e pela Igreja, na casa paroquial, e em seguida, o retorno, com visita no Distrito de Inhumas – Santana do Cariri, ao Memorial da Menina Benigna, que será em breve a primeira beata do Ceará.
Em Nova Olinda, a comitiva foi recepcionada na casa paroquial com um lanche, já na parte da noite, onde alguns dos participantes ainda tiveram a oportunidade de apreciar uma apresentação da Mostra Sesc Cariri, que estava acontecendo no terreiro da Casa Grande.
Encerrando o passeio, no percurso Nova Olinda - Crato, aconteceu a avaliação do dia, no que todos afirmaram ter sido muito proveitoso, tanto na parte política como na parte religiosa.
É importante dizer que todos ficaram admirados com a recepção em todos os locais, em especial, em Salitre, por arte do prefeito Agenor e sua equipe, sendo que o que mais marcou foi a sua humildade, simplicidade e singeleza , deixando a certeza nos visitantes que é possível, no futuro município de Ponta da Serra por em prática o exemplo de Salitre.







Nenhum comentário:

Postar um comentário