quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Exposições de Lembranças de Falecidos – Por Toinho







Como se sabe, desde o século V é cultuado, por muitos povos, o dia de finados, em 02 de novembro. Esta é uma data que a Igreja Católica escolheu para se homenagear os mortos. Neste dia são celebradas missas e procissões em memória de todos os mortos.
Aqui em Crato, alguém teve a idéia de colecionar os santinhos de luto, e depois, expor em praça pública.
É o caso do taxista Roberto de Souza Brito, conhecido por “Calango”que realiza, há mais de 10 anos , a tradicional a EXPOMORTE no espaço da Praça Cristo Rei, em Crato CE, numa forma de homenagear as pessoas falecidas.
O mesmo é feito pelo jornalista Huberto Cabral, que conta com o apoio das secretarias de Infra estrutura e de Cultura do município do Crato, e realiza sua EXPOMORTE, há nove anos, nos alpendres da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Cemitério Público.
Em Ponta da Serra, o historiador Antonio Correia Lima, inspirado nas experiências acima, realiza o mesmo trabalho, há 8 anos, no Cemitério Público de Ponta da Serra, inclusive, mantendo uma página na Internet para registrar esse evento, como também, os falecimentos que acontecem na comunidade ( http://exprmortepontadaserra.blogspot.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário