terça-feira, 22 de novembro de 2011

URCA: 22 de novembro de 2011

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
22-11-2011
Região Metropolitana do Cariri é tema de encontro nesta terça-feira, 22

O secretário das Cidades, Camilo Santana, participa nesta terça-feira (22), de encontro com prefeitos da Região Metropolitana do Cariri para uma reunião técnica que contará com a presença da socióloga e economista Tânia Bacelar. A ação é uma iniciativa da Secretaria das Cidades em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA). O encontro ocorre a partir das 9 horas, no Campus do Pimenta, no município do Crato.
Na ocasião, o titular das Cidades, Camilo Santana, irá discutir com os chefes municipais, os desafios para adoção de um novo padrão de gestão. Durante o encontro, Tânia Bacelar vai proferir a palestra “Conceito de Gestão Estratégica integrada com a questão metropolitana no Brasil”.
Região Metropolitana do Cariri

A Região Metropolitana do Cariri (RMC) foi criada em 2009 e é constituída pelo agrupamento dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.


URCA se destaca no ranking das instituições que mais aprovam no exame da OAB
O resultado preliminar do 4º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi divulgado no último mês de setembro, mostrando o desempenho dos profissionais formados pelas instituições de todo o país.
A Universidade Regional do Cariri – URCA somente não supera no Estado do Ceará os números da Universidade Federal do Ceará – UFC que teve 54% de aprovação.
A URCA obteve 29,3%. É a segunda colocada no ranking das instituições cearenses. “Estamos muito felizes com o resultado. E mais uma turma de Direito é inserida no mercado de trabalho a partir deste mês, do Campus de Iguatu, e tendo a presença de nossos alunos contribuindo para que a URCA esteja bem posicionada no ranking da aprovação da OAB, o contentamento é ainda maior”, afirma o Diretor Geral do Campus da URCA em Iguatu, Professor José Ivo Ferreira de Souza.
Segundo ele, a marca é alcançada é sinal de esforço dos alunos, mas é também a sensação do dever cumprido. “O papel de nossos professores e a qualidade que imprimimos em nosso Curso de Direito da URCA são de vital importância para o crescimento e o reconhecimento que os nossos alunos estão conquistando”, disse o Diretor Geral do Campus da URCA em Iguatu, Prof. José Ivo Ferreira de Souza.

Confira lista das instituições cearenses: Ranking Nacional
13º – Universidade Federal do Ceará (UFC) – 54 % de aprovação
64º – Universidade Regional do Cariri (URCA) – 29,3%
72º – Faculdade Christus – 26,37%
90º – Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) – 23,91%
153º – Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhjora Irna – 23,33%¨
155º – Faculdade Farias Brito (FBB) – 17,95%
162º – Universidade de Fortaleza (Unifor) – 17,29 %
256º – Faculdade Integrada do Ceará (FIC) – 13,68%
286º – Faculdade Nordeste (Fanor) – 12,82%
292º – Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) – 12,5%
430º – Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) – 9,68%
848º – Faculdade Cearense (FaC) – 0%
864º – Instituto de Ensiono Superior do Ceará (Iesc) – 0%
Fonte: (O Povo Online)
Aberto I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento
Com uma conferência ministrada pela economista e socióloga, Dra. Tânia Bacelar de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram abertos na noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento e XII Semana de Economia da URCA. A abertura oficial foi feita pela Reitora da Instituição, Professora Otonite Cortez. A economista abordou o tema ‘Crises e Ajustes na Economia Brasileira: desafios para a questão regional.
Também foi iniciada exposição fotográfica no Salão da Terra, com os trabalhos de concorrentes de um concurso de fotografia dento do evento, que faz parte dos 50 anos de criação do curso de Ciências Econômicas da URCA. A Reitora destacou durante a abertura o momento importante de reflexão acadêmica com referência ao tema central do evento, dentro da construção de novos paradigmas, e discussão de uma questão que ganha força na contemporaneidade, no que diz respeito à economia solidária.
A Chefe do Departamento de Economia da URCA, Professora Laudeci Martins, destacou a pluralidade do tema que será foco dos debates nos cinco dias de realização do Colóquio, que também abrirá espaço para novas perguntas. Ela destacou a importância de todos que contribuíram para a construção do curso de Economia.
A conferência da Professora Tânia Bacelar teve como mediar o Professor Ivo da Silva Queiroz.Com uma enorme contribuição para a formação do pensamento político nordestino, no entendimento da dinâmica regional brasileira e uma atuação voltada para o planejamento regional, a Professora aborda o Nordeste a partir de um entendimento de suas limitações e potencialidades.
O evento terá continuidade até o dia 25. O principal objetivo é discutir e aprofundar relações estabelecidas na construção de uma economia popular e de gestão social, no âmbito de suas contribuições para o desenvolvimento sustentável. Grandes nomes da área estarão ministrando palestras para estudantes, professores, gestores e profissionais de diversas áreas. Também serão realizados mini-cursos, apresentações culturais e comunicações científicas, além de lançamentos de livros. De 21 a 23 haverá mostra de filmes. A premiação do concurso de fotografias será feita nas categorias Comunidade Acadêmica da URCA e público em geral.
Maiores informações: www.urca.br/coloquioeconomia

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 21 de novembro de 2011

Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário